Tempo geológico e evolução humana
A história da terra é dividida em quatro eras geológicas, as quais são divididos em períodos, e estes em épocas. São eles:
- Pré-cambriano – surgimento das primeiras formas de vida;
- Paleozóico – surgimento das primeiras jazidas de carvão mineral, primeiros répteis, primeiros insetos, primeiros anfíbios, primeiras plantas, primeiros peixes e primeiros vermes;
- Mesozóico – surgimento dos primeiros dinossauros, primeiras aves e início da abertura do Oceano Atlântico;
- Cenozóico - Diferenciação dos mamíferos, surgimento dos hominídeos.
AS GRANDES EXTINÇÕES
A Terra passou por vários períodos de extinção de seres vivos. O Premiano (extinção de mais de 90% das espécies vivas) e o Cretáceo (extinção dos dinossauros).
A ORIGEM DOS PRIMATAS
No Cretáceo, a irradiação dos mamíferos, fez surgir várias ordens, entre elas a dos primatas, que mais tarde deram origem a dois outros grupos: o dos prossímios (macacos, lêmures e társios) e o dos antropóides. Com o tempo passaram de habitantes do solo, a viver sobre árvores, favorecendo a visão binocular, dando noção de profundidade e distância, e levando à diminuição da importância do olfato para a localização de alimentos. O andar ereto, o aumento do volume cerebral e a oposição do polegar aos demais dedos da mão, permitiu a capacidade de manipular objetos.
RUMO À ESPÉCIE HUMANA
O Homo sapiens atual, com um grande volume cerebral e andar bípede, não surgiu ao final de um processo de evolução dos chimpanzés, e sim de algumas espécies com características humanas que tenham coexistido na mesma época, não descendendo um do outro. São espécies descendentes de um ancestral comum.
OS PRIMEIROS ANTROPÓIDES
Os macacos do gênero Aegyptopithecus, foram os iniciantes da linhagem antropoide. Viviam em árvores, mas drásticas alterações climáticas, fizeram com que esses macacos primitivos saíssem um busca de alimentos nas savanas, originando assim a linhagem da qual surgiram os chimpanzés e