Relações interpessoais
Professor: Vitor de Sousa Mendes
Unidade I
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E INTRAPESSOAIS
Tempo previsto: 4h
[pic]Definindo nosso ponto de chegada
Esperamos que ao final desta unidade, você seja capaz de:
• Identificar como a interação emocional pode influenciar no convívio em grupo e na produtividade da empresa. • Aplicar a conduta assertiva nas relações interpessoais. • Distinguir as próprias qualidades e defeitos e formular estratégias para corrigir os pontos negativos e valorizar os pontos positivos. • Listar os pilares da autoestima e apontar a sua importância para a manutenção da confiança em si mesmo. • Justificar porque a inteligência emocional é valorizada pelas grandes empresas.
1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social.
Hoje se sabe que o cotidiano do trabalho influi na vida e nas emoções das pessoas. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos, assim como uma discussão com o chefe pode acarretar sentimentos de preocupação.
O processo de interação humana encontra-se presente nas organizações, e a forma como se dão essas interações influencia os resultados de toda a empresa.
Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver com o outro no trabalho sem entender o comportamento de cada um é praticamente impossível.
Cada um de nós possui algumas noções sobre o comportamento e as reações de outras pessoas, e até já desenvolveu certa habilidade para lidar com as maneiras diferentes que cada um possui; porém, essas noções são empíricas e nos basearmos apenas no que “achamos” nem sempre é um bom caminho.
Se considerarmos essa interação de pessoas num ambiente organizacional, temos que levar em