Templo de Zeus
Início da construção: Século VI a.C.
Término da construção: 132 d.C.
Localização: Atenas – Grécia
O Templo de Zeus Olímpico, também conhecido como o Olympeion, foi um magnífico templo construído em honra do deus Zeus. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.
Sua construção se iniciou a partir do sexto século a.C. por Psistrato e seu filho Hippias. Isto ocorreu durante o governo de Peisistratus. Mas, por vários fatores, entre eles, o ataque de inimigos, era difícil de concluí-lo. Esta tomou séculos, e só se concluiu mais de seiscentos anos após o início, próximo a 132 d.C. sob o domínio romano, através do imperador Adriano, que detinha verdadeiro fascínio pela cultura grega concluiu não só o projeto do templo como também edificou diversas outras obras em Atenas. Possuía estátuas feitas pelos melhores artistas da época, como Fídias, Polykleitos ou Krésilas.
Quando concluída a construção do templo impressionante, o Imperador Adriano ordenou a criação de uma estátua de ouro e marfim com a imagem de Zeus e outra de si mesmo para ser colocado dentro do templo.
Desde o término de sua construção, o templo veio a sofrer ataques de inimigos. Devido aos seus vários ataques, como no saque de Atenas de 267 d.C., promovido pelos hérulos, não foi restaurado depois disso, mas de qualquer forma foi desativado com a supressão do paganismo em 425 por Teodósio II, que usou parte do material para erguer uma basílica cristã nas proximidades. Desde então o templo foi sistematicamente depredado para retirada de mármore para outras edificações em Atenas.
Atualmente, restam apenas15 majestosas colunas coríntias que se erguem para o céu, e outra caída ao solo. Lembranças remanescentes da era clássica de Atenas.
Projeção do Templo de Zeus
Ruínas do Templo de Zeus, restando atualmente 15 colunas em pé, e outra caída ao solo.
Foi uma das mais impressionantes obras gregas e teve em seu esplendor, mais