Temple Grandin
Temple Grandin e suas características semelhantes a um engenheiro.
Assistindo ao filme Temple Grandin foi possível detectar na personagem fortes características que um bom engenheiro possui. Em contraste, algumas características não caberiam bem em um engenheiro.
No filme, a personagem possui uma doença mental e comportamental que a permite enxergar as coisas de uma maneira diferente. Sua percepção especial é mais desenvolvida do que em pessoas normais, pois ela pensa com imagens, fazendo ligações lógicas entre elas. Além disso, ela consegue se lembrar de tudo que já viu, como rostos, roupas, cores, construções, peças e etc. Essa forma diferente de pensar lhe dá uma capacidade de raciocínio muito boa, conseguindo projetar e imaginar mudanças no espaço ao seu redor de forma quase automática.
Temple busca saber o porquê das situações impostas, perguntando ou observando o funcionamento dos objetos e das estruturas, característica que um engenheiro poderia usar para se situar bem melhor no ambiente, e assim como Temple, procurando formas de melhorar o espaço. Temple também compartilha o raciocínio e a concentração elevados que possui um projetista, utiliza métodos científicos para testar suas hipóteses, produzindo conhecimento prático. Os custos de determinado projeto que ela tem na cabeça recebem boa atenção, principalmente pelo fato de tentar convencer as pessoas de que suas invenções são boas para o seu negócio e para os lucros. E o mais importante, seus projetos estão inteiramente em sua cabeça, sabe todos os pontos fracos da estrutura, conhece cada peça, sabe como cada coisa se encaixa, o tamanho e a posição de cada parafuso, ou seja, tem total entendimento do projeto e do seu impacto. Além de tudo isso possui uma ótima consciência humanitária e sabe qual é o papel do homem em relação a natureza.
Apesar de tudo isso, há alguns aspectos em sua personalidade que deixariam a desejar em um engenheiro. A principal delas é não