Temperatura e Escalas Termometricas
TEMPERATURA E SUAS
ESCALAS
CESAR MENDES
JEAN LINS
MARCIO OLIVEIRA
OTAVIO BUENO
BELÉM - 2014
TEMPERATURA
A temperatura é uma grandeza física escalar que está associada ao grau de agitação molecular de um sistema. O grau de agitação térmica molecular não pode ser medida diretamente, por isso a medida da temperatura é feita através de escalas e grandezas físicas que variam com ela, por exemplo, pressão e volume. Vale ressaltar que a sensação térmica é uma forma de medição imprecisa da temperatura. CALOR
Quando dois corpos com temperaturas diferentes entram em contato, podemos observar que a temperatura do corpo “mais quente” flui para a de corpo “mais frio”. Até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura iguais. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo e essa transferência de energia é o que chamamos calor.
ESCALAS TERMOMÉTRICAS
𝐶
𝐹 − 32
𝐾 − 273
=
=
5
9
5
DILATAÇÃO TÉRMICA E APLICÃÇÕES
DILATAÇÃO LINEAR (α)
Na dilatação linear onde o comprimento do material e bem maior que a espessura e a largura, consideramos a dilatação em 1D. Ex.: fio de cobre, pontes. ∆ℓ= ℓ0.α.∆θ
∆ℓ = Variação do comprimento
ℓ0 = Comprimento inicial α = Coeficiente de dilatação
∆θ = Variação de temperatura
DILATAÇÃO SUPERFICIAL (β=2α)
Na dilatação superficial onde a espessura é bem menor que comprimento e a largura, ela é desprezada, e definimos a dilatação como 2D.
Exemplo as folhas de chapa lajota.
∆S= S0. β.∆θ
∆S = Variação de área
S0 = Área inicial β = Coeficiente de dilatação superficial
∆θ = Variação de temperatura
Dilatação Volumétrica (ɣ=3α)
Na volumétrica a dilatação ocorre nas três dimensões do material (largura, comprimento e espessura), influenciando no volume do material.
∆V= V0. β.∆θ
∆V = Dilatação volumétrica
V0 = Volume inicial ɣ = Coeficiente de dilatação volumétrica
∆θ = Variação de temperatura
EXEMPLO:
A extensão de trilhos de