escalas termometricas
GRANDEZA TERMOMÉTRICA:
GRANDEZA TERMOMÉTRICA
Termometria - medida de temperatura
Termometria – ramo da física que estuda as medidas de temperatura.
Não se pode efetuar medições de temperaturas utilizando o critério de sensações térmicas como quente, morno e frio, etc., pois são vagas e imprecisas.
Como não se pode medir a vibração de cada molécula de um corpo isoladamente, pode-se medir sua temperatura de maneira indireta utilizando certas substâncias que possuam uma dada grandeza que varie com a temperatura. Essas substâncias recebem o nome de substâncias termométricas e a grandeza que varia com a temperatura recebe o nome de grandeza termométrica.
Exemplos:
Régua metálica - quando aquecida sofre um aumento em seu comprimento. A substância termométrica é a régua metálica e a
grandeza termométrica, seu comprimento, que varia com a temperatura.
Nos termômetros de gás a grandeza termométrica é o volume do gás (se a pressão permanece constante) ou a pressão do gás
(quando o volume é constante) e a substância termométrica é o gás.
Certos fenômenos, como a fusão e a ebulição, ocorrem sempre à mesma temperatura, mantida a pressão constante. Por isso, escolheu-se para a construção de termômetros a temperatura de fusão do gelo (primeiro ponto fixo) e a do vapor de água em ebulição (segundo ponto fixo), ambos sob pressão atmosférica normal (1 atmosfera ou 760mm de Hg).
Escalas termométricas são escalas que permitem "medir" certa temperatura, relacionada, geralmente,com altura. Estas escalas são mais conhecidas como Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Para construir uma escala devemos primeiro escolher uma grandeza termométrica dinâmica. Uma grandezas termométricas dinâmica tem o comprimento semelhante a de uma coluna de