portfílio
É solicitado que o resumo seja uma síntese do trabalho e inclua somente as principais informações sobre o tema em questão. Apresenta-se no resumo, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada na investigação, bem como os principais resultados. Tudo numa sequência de frases concisas e objetivas que mencionam as principais contribuições do trabalho científico. Ele deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa. O espaço entre as linhas utilizado na elaboração do resumo é simples (espaço um) e deve conter de 100 a 250 palavras. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 da (ABNT, 2003a).
Palavras-chave: Logo após o resumo, distanciadas desses em dois espaços devem constar as palavras chave que são elementos obrigatórios. Antecedidas da expressão Palavras chave: separas entre si por ponto e finalizadas por ponto.
1. INTRODUÇÃO
Na introdução, devem ser apresentados os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração para permitir ao leitor uma visão geral do estudo realizado. Para tanto, expõe-se o objetivo do trabalho explicando como foi abordado, o que justifica o interesse pelo tema, qual é o problema e como se chegou a ele. Se houver trabalhos e pesquisas realizadas anteriormente, podem ser citadas, pelo menos algumas delas, como referência para que o leitor conheça o que já se sabe sobre o assunto e o quanto está evoluindo com o trabalho apresentado no artigo. Deve-se deixar claro o objetivo a ser atingido, a metodologia a ser empregada e os motivos para essa escolha além dos principais resultados esperados.
2. DESENVOLVIMENTO
Esta é a parte principal e mais extensa do trabalho onde se apresenta toda a pesquisa; os fundamentos teóricos, a metodologia utilizada e os resultados alcançados.
Não possui capítulos, pois é escrito em texto corrido dividido por seções e subsecções.
A seguir, seguem algumas normas