Tempera
É o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior do que 0,4% de carbono.
Uma das características mais importantes dos aços como materiais de construção mecânica é a possibilidade de desenvolver combinação ótimas de resistência e tenacidade (medida pela resistência ao impacto). A estrutura que classicamente permite tais combinações é a estrutura martensitaca revenida.
A têmpera consiste em resfriar o aço, após austenizaçao a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perliticas e bainiticas na peça. Desse modo, obtem-se estruturas metaestável martensítica.
Para se aumentar a temperabilidade do aço, deve-ser retardar a formação de ferrita, cementita, perlita e bainita, ou seja, deve-se deslocar a curva para tempos mais longos, isso pode ser feito dissolvendo elementos de liga no aço.
Enquanto no recozimento não se encontram tensões residuais nas peças durante o resfriamento, a severidade com que este ocorre na têmpera faz surgir bastantes tensões no interior do material. Dependendo da magnitude das tensões resultantes podem ocorrer: deformações plásticas (empeno da peça) e ruptura (trincas de têmpera).
O efeito principal da têmpera num aço é o aumento de dureza.
Fases da têmpera
1º Fase:
- Aquecimento: A peça é aquecida em forno ou forja, ate uma temperatura recomendada. ( Por volta de 800ºC para os aços ao carbono).
2º Fase:
- Manutenção da têmpera: Atingida a temperatura desejada esta deve ser mantida por algum tempo a fim de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
3º Fase:
- Resfriamento: A peça uniformemente aquecida na temperatura desejada é resfriada em agua, óleo ou jato de ar.
Efeitos da têmpera
1. Aumento considerável da dureza do aço.
2. Aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza. (O aço torna-se muito quebradiço).
Reduz-se a fragilidade de um aço temperado com um outro tratamento térmico denominado revenimento.
Observações:
1. A temperatura de aquecimento e