tempera
Austenitização e têmpera
A primeira etapa da têmpera do aço é um processo conhecido como austenitização. O aço é aquecido a mais de 648 graus Celsius, a fim de criar uma solução sólida de carbono e ferro, um processo que ocorre devido a alterações químicas que acontecem na liga de aço a uma temperatura tão alta. Uma vez que o aço tenha sido austenizado, o metal recebe outro tipo de tratamento. A têmpera faz com que o metal se arrefeça rapidamente, soltando-o depois do ponto onde a estrutura do metal pode mudar, fazendo com que ele endureça com uma estrutura interna cristalina. Uma vez que esta qualidade cristalina foi alcançada dentro do aço, o processo de têmpera principal pode começar.
Têmpera do aço
Depois da austenitização e da extinção ter criado uma estrutura cristalina dentro do próprio aço, o metal deve ser aquecido novamente para temperá-lo. O aço pode ser temperado dentro de duas faixas de temperatura diferentes, de 148 a 260 graus Celsius e de 371 a 648 graus Celsius. A faixa entre 148 e 260 graus é geralmente evitada, pois pode produzir um aço muito mais frágil. O metal é mantido na temperatura de têmpera, a fim de permitir que o carbono do aço se quebre um pouco, se espalhando por toda a estrutura cristalina do metal, a fim de reforçá-lo ainda mais.
Alguns aços serão temperados e revenidos mais de uma vez, usando faixas de temperatura diferentes, a fim de orientar o metal para a dureza perfeita para a sua finalidade, o aço pode até ser austenitizado