Relatorio de química
Determinação do pH em águas. O termo pH (potencial de hidrogênio) é utilizado para descrição do grau alcalinidade de uma solução. Pode-se considerar que as propriedades ácidas de uma solução são devidas a presenças de íons hidrogênio (H+) enquanto a base corresponde a substâncias com o maior número de íons hidroxilas (OH-).
A acidez ou alcalinidade de uma substância pode ser expressas em uma escala de pH de 0 a 14, onde o ponto central é 7, caracteriza-se por representar o equilíbrio entre as concentrações de íons + e OH-, sendo assim denominado de neutro. As substâncias ácidas apresenta pH inferior a 7, enquanto nas básicas ou alcalinas o pH é superior ao ponto neutro.
2. Objetivo
Determinar o pH de soluções problema através de indicadores de pH.
3. Material e Métodos
3.1 Aparelhagens
Pipeta graduada 10 ml e 1ml
Pera de sucção (pipetador de três vias)
Tubos de ensaio
Estante para tubo de ensaio
Conta gotas
3.2 Reagentes
Solução tampão pH 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0 e 10,0
Água destilada
Indicador universal de pH
HCL 0,1M
NaOH 0,1M
4. Procedimentos e Resultados
4.1 Preparo da Escala Colorimétrica de pH:
Foram numerados 8 tubos de ensaio, de 3 a 10 e adicionado 1mL de solução tampão, do pH 3,0 ao pH 10,0 em seus respectivos tubos de ensaio. Após essa etapa foi adicionado 5 gotas de indicador universal de pH e 9mL de água destilada em todos os tubos.
Foi possível notar que cada tubo ficou com uma coloração diferente de acordo com o número de pH. pH 3 pH 4 pH 5 pH 6 pH 7 pH 8 pH 9 pH 10
Vermelho
Vermelho claro
Alaranjado
Amarelo
Verde claro
Verde
Azul
Roxo
4.2 Preparo das Amostras Problema
Foram numerados 4 tubos de ensaio de 1 a 4 e adicionado 5 gotas de indicador universal de pH a cada um. Nos tubos 1 e 3 foi adicionado 10mL de água destilada. Nos tubos 2 e 4 1mL de solução tampão pH 7,0 (fosfato) e 9 mL de água destilada.
Ao comparar com a escala de pH previamente