Temos modernos
TÍTULO DO FILME: TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936)
DIREÇÃO: Charles Chaplin
ELENCO: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 88 min. preto e branco, Continental.
O filme relata a historia de um trabalhador que sofre com a evolução industrial. Faz uma crítica ao sistema capitalista, à repressão e à ditadura, em relação à justiça, onde é destacada em sentido criminal, quando o trabalhador passa a roubar para seu sustento, nunca, porém, quando do destrato sofrido por ele dentro da indústria e menos ainda em manifesto de proteção e segurança de seus direitos.
A evolução industrial, as doenças causadas pelo excesso de horas trabalhadas devido a movimentos repetitivos, oficinas em más condições de conservação, aglomerados de pessoas, e logo, com a chegada das máquinas, a falta de preparo e especialização para manuseá-las, foram a causa de muitos serem levados ao desemprego, causando no trabalhador a sensação de impotência, de incapacidade, tristeza e desespero, impulsionando-os a violência.
No filme, este personagem representado por Chaplin, desenvolve com afinco, nas indústrias, todas as funções a ele designadas, inclusive servindo de cobaia para o experimento de uma máquina de alimentar-se, criada com a intenção de alimentar o funcionário, enquanto trabalha, não precisando parar a produção para este intervalo.
Representa com muita classe o retrato do trabalhador escravizado pelo massacrante sistema capitalista. Mostra a diferença social nas cenas em que diverte a parte burguesa com sua arte de representar. Luta de todas as formas para manter-se e tem todas as suas expectativas frustradas.
Escondendo sua decepção, enche o coração de esperança, motiva e encoraja sua companheira, e parte em busca de meios para sua sobrevivência em outra cidade.
Cenas como estas podem ser vistas ainda nos dias de hoje (devido à ganância do sistema capitalista), mesmo depois de tantos benefícios trabalhistas conquistados junto ao governo, e que por necessidade