tematicas fernando pessoa
Linhas Temáticas:
1) A dor de pensar é uma das linhas temáticas da poesia de Fernando Pessoa ortónimo, na qual se expressa a dualidade consciência/inconsciência e a problemática sentir/pensar. O poeta, ser consciente, constata que a extensão dos seus sentimentos é constantemente diminuída pela vastidão o seu pensamento que corrompe a inconsciência inerente a própria felicidade de viver.Assim, a sua consciência surge como um fardo e uma fatalidade que desencadeia no poeta um estado de desencanto e impotência perante o absurdo da existência, já que por um lado não consegue libertar-se do peso da reflexão, mas também não alcança a alegre inconsciência da ceifeira, mantendo intacta a sua própria consciência. Simplesmente paradoxal, pois consciente de que jamais será consciente, sofre a dor de pensar e paga caro a extrema lucidez que possui. (“Ela canta, pobre ceifeira”e “Gato que brincas na rua”)
2) A nostalgia da infância é um dos aspectos focados na poesia ortonímoca e surge como consequência do desejo do poeta regressar aos tempos em que foi criança e feliz, a época longínqua do bem, da unidade, da inconsciência e da verdade. A infância surge sempre como a época inocente em que não havia ainda o drama da dor de pensar, é sinónimo de segurança, pureza e felicidade e o poeta evoca esses tempos através da memória que acaba por trazer-lhe mais angustia e solidão, quando se apercebe que essa época não é mais do que um paraíso longínquo, perdido na memoria do tempo. Assim, ao negar lhe toda a sua felicidade, o Presente funciona como o marco de sublimação do Passado, abrindo passagem para a típica saudade nostálgica dessa infância lembrada e esquecida. (“Quando era criança”,”Pobre velha musica”)
3) Sonho/realidade é também um dos temas que percorre a poesia ortonímoca e retrata a multiplicidade do “EU” que faz introspecção, inquieta-se e desdobra-se noutros seres, despersonalizando-se. Marcado pelo fluir continuo do tempo, Pessoa