temas tranversais
O Parâmetro Curricular Nacional de Temas Transversais inicia seu texto apresentando a transversalidade como eixos ligados às questões importantes, urgentes e presente sob várias formas na vida cotidiana do aluno e da comunidade escolar. Sob a problemática dessas questões sociais, a transversalidade se torna necessária no convívio escolar pois a partir do momento em que a instituição escolar elege a cidadania como eixo vertebrador de todo o sistema escolar, admite-se que assuntos de natureza pública e coletiva, do interesse de todos para a formação crítica e cidadã do educando e que vão além das áreas convencionais como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, devem ser incorporadas ao currículo, não de forma desarticulada com essas áreas, mas integrando o conhecimento socialmente adquirido pela humanidade com questões que possibilitem a compreensão e a crítica do contexto social.
2. OS TEMAS TRANSVERSAIS
O conjunto de temas propostos para a formação dos Temas Transversais tem como objetivo levar questões sociais para a sala de aula, contribuindo para a aprendizagem e a reflexão dos alunos.
2.1 Critérios adotados para a eleição dos Temas Transversais
Os critérios levam em consideração os seguintes pontos:
. Urgência Social: indica a preocupação de eleger como Temas Transversais questões graves, que se apresentam como obstáculos para a concretização da plenitude da cidadania, ou seja, contribuir para a reflexão do que nos impede de exercermos nossos direitos e deveres como cidadãos críticos e autônomos.
. Abrangência nacional: a eleição dos temas buscou contemplar questões que, em maior ou menor medida e mesmo de formas diversas, fossem pertinentes a todo o país sem excluir questões locais ou regionais, relevantes á realidade do aluno.
. Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental: esse critério norteou a escolha dos temas ao