Temas tranversais
Prof. Nooo noooo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia () – Currículo – Teoria e Prática
03/12/13
RESUMO
O nosso compromisso com a formação da cidadania pede evidentemente uma prática educacional direcionada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Pensando nisso é que foram incorporados como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo. Temas amplos e tão importantes quanto às tradicionais disciplinas, nos ajudam a entender questões importantes do cotidiano presente sob várias formas, fazendo com que as escolas abram-se para um amplo debate. Isso não significa que tenham sido criadas novas áreas ou disciplinas. Como você poderá perceber, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser trabalhados e introduzidos nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
Palavras-chave: Temas Transversais. Escola. Cotidiano. Diversidade Cultural.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em explanar conceitualmente e resumidamente os temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, sob forma de análise da importância do papel da escola na construção dos conhecimentos dos educandos.
A proposta da educação voltada para a cidadania requer que questões sociais sejam incorporadas na aprendizagem e na reflexão dos alunos, buscando uma didática que envolva a complexidade e a dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Com isso o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser elencados e interpretados de acordo com as diferentes realidades locais da sociedade em que vive.
O