tema
AULA 15 - Algoritmos de Substituição de Páginas
Os algoritmos de substituição de páginas são políticas definidas para escolher qual(is) página(s) da memória dará lugar a página que foi solicitada e que precisa ser carregada. Isso é necessário quando não há espaço disponível para armazenar a nova página. Devemos ressaltar que se a página a ser removida sofreu alterações enquanto esteve na memória, a cópia virtual existente em disco deverá ser atualizada. Por outro lado, se a página não foi modificada significa que sua cópia está atualizada e, portanto, não é necessário reescrevê-la. Políticas de substituição de páginas devem ser utilizadas em sistemas que fazem uso de memória virtual paginada com o objetivo de melhorar o desempenho do sistema computacional.
Os algoritmos de substituição de páginas podem ser classificados, basicamente, em: algoritmos com espaço fixo e algoritmos com espaço variável. A diferença entre estes dois tipos de algoritmos é que o de espaço fixo trabalha sobre uma área de memória sempre constante, enquanto que os de espaço variável podem modificar o tamanho da memória alocada dinamicamente [CAS03].
Algoritmo de substituição de páginas FIFO
O FIFO (First-in, First-out) é um algoritmo de substituição de páginas de baixo custo e de fácil implementação que consiste em substituir a página que foi carregada há mais tempo na memória (a primeira página a entrar é a primeira a sair). Esta escolha não leva em consideração se a página está sendo muito utilizada ou não, o que não é muito adequado pois pode prejudicar o desempenho do sistema. Por este motivo, o FIFO apresenta uma deficiência denominada anomalia de Belady: a quantidade de falta de páginas pode aumentar quando o tamanho da memória também aumenta.
Por estas razões, o algoritmo FIFO puro é muito pouco utilizado. Contudo, sua principal vantagem é a facilidade de implementação: uma lista de páginas ordenada pela “idade”. Dessa forma, na
ocorrência