Tema: O Que Devemos Fazer Para Ter Um Bom Convívio Social?
1 – Não seja entediante
Fonte da imagem: Reprodução/Phonearena
É difícil ter esse tipo de noção e autoavaliação, todo mundo sabe. A dica é buscar ser sempre positivo e breve – ninguém gosta de quem transforma uma conversa em monólogo. Além do mais, é muito difícil que alguém não aprecie a companhia de uma pessoa otimista – sem exagero, é claro. O livro “A Arte da Conversa Civilizada” dá uma dica simples a respeito de como saber a hora de parar de falar: se ninguém está fazendo perguntas a respeito do que você está dizendo, é melhor mudar de assunto.
2 – Pessoas cativantes são boas ouvintes
Fonte da imagem: Reprodução/rgvisionmagazine
É quase uma regra: todo mundo gosta de alguém que escute e dê atenção ao que o outro fala. É lógico que encontrar alguém que escute o que você fala é bacana, mas é preciso ter noção e aprender a ouvir também.
3 – Fale sobre os interesses da outra pessoa
Fonte da imagem: Reprodução/Stepbystep
Essa dica é bastante óbvia, mas não custa lembrar que dar atenção ao que a outra pessoa está falando e interagir com ela pode, sim, abrir muitas portas para você. Se a pessoa vê seu interesse quando ela conta algo a respeito da vida dela, das coisas que ela gosta de fazer, é bem capaz que ela crie laços com você. Se por acaso você desconhece o assunto sobre o qual ela está falando, peça para que ela explique e preste bastante atenção.
4 – Boas histórias
Fonte da imagem: Reprodução/Charterworld
Da mesma forma que você se prepara para fazer uma entrevista de emprego, é bom ter em mente sempre três histórias que valham a pena ser contadas. As pessoas gostam de saber sobre outras pessoas, e não sobre coisas, bens, contas e afins. Contar a respeito daquela viagem que você fez no ano passado? Tudo bem. Se vangloriar do seu celular novo? Jamais!
5 – Seja simpático
Fonte da imagem: Reprodução/Collegerecruiter
Uma pessoa com um sorriso no rosto é sempre