Netiqueta
Em foco: Facebook
Netiqueta, podemos definir como a forma educada de se comunicar na Internet, sem perder o respeito que devemos ter a próximo, e com todo cuidado que é necessário para um convívio intra-social.
Quando uma pessoa se cadastra em um Twitter, Facebook, MySpace entre outros, ela involuntariamente vai compartilhar muitas informações. Nunca antes na história da Internet, o cidadão ficou tão visto e exposto e afinal de contas, o que a Netiqueta tem a ver com isso? Tudo!
O uso da Netiqueta nada mais é do que o bom senso.
Com foco no facebook, destacaremos alguns temas que devem ser revistos antes de publicados ou ainda, não devem ser publicados.
“Hoje estou feliz: Meu cachorrinho Bilu fez cocô direitinho no jornal, que fofo!” outras pessoas podem ter opiniões diversas:
• Que nôjo! Está feliz pelo cocô do cachorro?
• Que pessoa vazia, não tem assunto não?
Temas polêmicos – Política, futebol, e outros mais, podem causar uma repercussão desnecessária. E ainda ofensiva e pode ser ainda considerada crime.
• São Paulo, torcida bambi. Corinthians, bandido.
Temas religiosos –Existe a possibilidade pequena de se manifestar a esse respeito nas redes sociais, levando em consideração que a internet é laica, mas para que o mesmo aconteça devê-se tomar cuidado para defender sua crença sem ofender as demais.
Eu vou pro céu porque sou católico/evangélico e você vai para o inferno.
• Esse tal de umbanda, candomblé é tudo coisa de macumbeiro.
Situações vexatórias – Bullyng, homofobia, racismo, intolerâncias, fofocas, sempre trarão respostas mais negativas que positivas, rendem só inimizades e dependendo da situação, processos por difamação;
Mas não é de todo mal o uso das redes sociais pra expressar o que pensamos, ou que nos indigna, ou falarmos da nossa crença ou estilo musical, seguindo as normas básicas de ética já se percebe uma grande melhora no nosso convívio virtual.
Seguiram a baixo alguns exemplos de