Escola
Disciplina: Seminário Temático
Introdução
Como estudamos nesse semestre, nas aulas de ciência política economia política, tivemos a oportunidade de entender mais sobre a política sobre diversos aspectos, desde o surgimento até os dias atuais.
O termo política, etimologicamente falando, vem de polis, entendida na sociedade grega como cidades politicamente constituídas, em um momento em que as esferas sociais começam a se organizar de forma ordenada, escolhendo seus representantes e esses, portanto, passam a representar o povo. A noção de política, em suas bases, está diretamente ligada a uma idéia do gerenciamento das relações sociais pelo Estado que passa a zelar e cuidar do povo que o circunda. Assim, o pensamento socrático e platônico de política nos faz pensar que este conceito é fortemente alicerçado na idéia de uma constituição coletiva e democrática, ou seja, o povo exerce papel diante dos deveres e direitos constituídos pela sociedade. A sociedade politicamente organizada é aquele que pressupõe regras que deveriam ser seguidas por todos.
Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã, política "trata-se da convivência entre os diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na polis de todas as outras formas de convívio humanas bem conhecidas pelos gregos".
Segundo Nicolau Maquiavel, em seu livro O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.
Desenvolvimento
Apesar da importância deste assunto, são poucos os