Tema: estudo de caso: the coca-cola company
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO de empresas
SUSANA DELLAFAVERA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ESTUDO DE CASO: THE COCA-COLA COMPANY
Canguçu
2012
SUSANA DELLAFAVERA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: ESTUDO DE CASO: THE COCA-COLA COMPANY
Trabalho Interdisciplinar de Matemática, Introdução à Economia, Introdução à Contabilidade e Teorias da Administração II apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Fábio Toshio Ochiro
Canguçu
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03 DESENVOLVIMENTO 03 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A indústria clássica ou convencional, baseada no modelo taylorista/fordista, sofreu, a partir dos anos 80 do século XX, profundas transformações, muitas delas em conseqüência do advento de novas tecnologias.
As teorias da administração têm como objetivo central fornecer conhecimentos e práticas gerenciais para se obter uma maior eficiência organizacional, tal como se buscava “conceber máquinas projetadas para um rendimento máximo” (Chiavenato 2003). Esta eficiência seria obtida nas organizações por meio do controle e da disciplina dos fenômenos organizacionais, isto é, pela criação de técnicas gerenciais que fornecessem ordem e equilíbrio às organizações, conforme os fundamentos do paradigma clássico da ciência. Para isso, de acordo com Chiavenato (2003), a Teoria da Administração adota como seus princípios o reducionismo, o pensamento analítico e o determinismo.
DESENVOLVIMENTO
A partir da leitura referido texto “Coca-Cola Company” da Obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman, no trecho [...Daft sentia que sabia exatamente o que precisava ser feito e imediatamente se dedicou a fazê-lo. Dentro de meses, ele havia descentralizado as funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos