tema de dissertação Saúde Pública
A recente polêmica em torno da vinda de médicos estrangeiros para o país reacendeu uma antiga e vasta discussão: os desafios da saúde pública no Brasil. Falta de médicos em regiões afastadas em contraponto à intensa concentração nas grandes cidades, ausência de estrutura nos hospitais da rede pública, além da dificuldade em conseguir atendimento no SUS são alguns dos inúmeros problemas que atingem os brasileiros diariamente. Mas quais caminhos nosso país deve percorrer para conseguir alterar essa realidade no Brasil?
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar argumentos bem fundamentados com base em fatos, informações, opiniões e exemplificações que levem seu texto a ir além do senso comum e a realizar uma crítica análise da problemática imposta. Além disso, não se esqueça de elaborar um texto que ofereça uma PROPOSTA DE SOLUÇÃO para a problemática apresentada, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:
“O problema é que tanto o serviço público quanto o privado desafiam a saúde e o fôlego dos brasileiros. O maior estorvo, é claro, está no atendimento oferecido pelo governo. De acordo com levantamento realizado junto a secretarias de saúde de sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba), ao menos 171.600 pessoas estão na fila para fazer uma cirurgia eletiva - procedimento agendado, que não possui característica de urgência. A demora para a realização de um procedimento ortopédico, por exemplo, pode levar até cinco anos.”
“Números oficiais do próprio CFM indicam que