Tema: “brincando e aprendendo no arraiá”
Secretaria Municipal de Educação / SEMEC
Unidade Escolar Joaquim Marques Cardoso
Localidade: Birindibinha
Turno: Matutino e Vespertino
Projeto Didático Festa Junina
Tema: “Brincando e Aprendendo no Arraiá”
Andrezza Kênia de Carvalho
Julho - 2011
Introdução
Origem da Festa Junina, de acordo com historiadores, foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Festas Juninas no Nordeste, embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste que estas festas ganham uma grande expressão popular. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. No entanto a maioria dos