Tema 08
Analisando o processo de profissionalização do Serviço Social pode-se verificar que o ciclo autocrático burguês imprimiu várias características sobre o fazer do assistente social. Historicamente, estas características veem sendo atualizadas pelas ocorrências sociais, políticas e culturais que permeiam a sociedade. Você sabe quais são as características que cercam o trabalho do assistente social atual? E ainda, o fazer do assistente social ainda apresenta traços das imposições do ciclo autocrático burguês?
Para responder a este questionamento, você poderá conversar com profissionais da área, fazer uma pesquisa virtual e, ainda, acessar aos sites do CFESS/CRESS que disponibilizam vários artigos e documentos que discorrem sobre as características do fazer do assistente social na atualidade.
Questão 2:
Segundo Netto (2010), o Serviço Social como instituição no Brasil tem uma clara conexão com o desenvolvimento das relações capitalistas na formação social. O autor destaca que a “modernização conservadora” do Serviço Social foi promovida:
a) Pelos docentes das Escolas de Serviço Social.
b) Por políticos exilados durante o período da ditadura militar.
c) Pelas universidades. x-d) Pelo regime autocrático burguês.
e) Pelas imposições da igreja católica.
Justificativa: para Netto (2010) a “modernização conservadora” do Serviço Social foi promovida pelo regime autocrático burguês.
Questão 3:
Leia a assertiva a seguir e assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas:
Uma primeira abordagem indica que o desenvolvimento do Serviço Social como ___________________ no Brasil mantém uma clara conexão com o desenvolvimento das relações ___________________na ___________________. x-a) Instituição; capitalistas; formação social. b) Assistencialismo; sociais; sociedade.
c) Instituição; sociais; sociedade.
d) Assistencialismo; institucionais; sociedade.
e) Assistencialismo; voluntárias; sociedade.
Justificativa: as palavras