Tema 02
Educação e Política na Ditadura
Questão 1:
Os acontecimentos que permearam o período da Ditadura Militar no Brasil já foram bastante discutidos. Para aprofundar o seu conhecimento, faça uma pesquisa em documentos, sites e no próprio Livro-Texto, que indiquem qual era o respaldo apresentado pela autocracia burguesa para a realização do Golpe de 1964.
Resposta: como esta é uma questão aberta, sua resposta dependerá da pesquisa do aluno. No entanto, pode-se inferir que o discurso que apoiou o Golpe Militar de 1964 foi o da necessidade de uma intervenção militar para restabelecer a ordem e colocar o país de volta ao caminho certo, longe da ameaça comunista e rumo a um próspero desenvolvimento econômico.
Questão 2:
Netto (2010) analisa que, desde o início do golpe de abril, já se tinha definido a “filosofia” para a política educacional no terreno da educação. Para o autor esta filosofia consistia em:
a) Uma mudança nos rumos políticos partidários da época. x-b) No enquadramento do processo institucional da educação.
c) No enquadramento dos partidos políticos contrários ao golpe.
d) Na realização de censos para se quantificar as instituições de ensino.
e) No enquadramento das instituições que tinham em seus quadros docentes contrários a instituição da ditadura militar.
Resposta: Alternativa B
Segundo o autor, desde o início do golpe de abril, já se tinha definido esta “filosofia” para a política educacional no terreno da educação.
Questão 3:
No contexto da ditadura militar, além das transformações impostas na estrutura política do país, altera-se, também, a estrutura da demanda social. Tais transformações atingem e provocam o agravamento da crise do sistema educacional. Nesse sentido, pode-se afirmar que o governo ditatorial constata o agravamento do sistema educacional:
a) Por meio da realização de um Censo estudantil, que teve como protagonista os movimentos sociais organizados.
b) Por meio dos discursos dos professores realizados que