Tema 03
O Serviço Social e a Autocracia Burguesa
Questão 1:
Conhecer os aspectos históricos que permeiam o contexto de formação do Serviço Social como profissão é essencial para o acadêmico que escolheu esta profissão. Dessa forma, conhecer as características do Período de Renovação do Serviço Social faz parte da base formadora do assistente social. Com uma pesquisa realizada em sites e documentos com reconhecimento científico, aponte as principais alterações que o período de Renovação do Serviço Social acarretou aos profissionais. Apresente suas considerações em um texto de no máximo 20 linhas.
Resposta: Esta questão é aberta e para respondê-la o aluno deverá realizar uma pesquisa, como proposto no enunciado. Netto (2010) apresenta algumas alterações como: alteração das demandas práticas do serviço social; altera-se a inserção nas estruturas organizacional-institucionais, a reprodução da categoria profissional é redimensionada, entre outras.
Questão 2:
Netto (2010) analisa que o período a autocracia burguesa no Brasil marca fortemente o Serviço Social do ponto de vista profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que o fenômeno mais característico dessa fase para o Serviço Social: x-a) Foi o movimento de Renovação do Serviço Social.
b) Foram as parcerias políticas que a profissão conseguiu estabelecer, dando a ela mais credibilidade.
c) Foram as alianças com a burguesia, que deram respaldo financeiro às ações promovidas pelo Serviço Social.
d) Foi o seu reconhecimento como profissão.
e) Foram os retrocessos teóricos impostos sobre a profissão.
Questão 3:
Leia o fragmento de texto a seguir e complete as lacunas:
Durante o ciclo autocrático burguês, a consolidação de um mercado ___________________________ para os assistentes sociais, como variáveis das modificações ocorridas à época, não derivou apenas da reorganização do _________________, mas é dinamizado por outro polo, ou seja, as ____________________________.
a) Internacional;