Tem um lixão ao lado da escola, ao lado da escola tem um lixão
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL FRITZ BENKENDORF
DIRETORA: SANDRA APARECIDA CARDOSO KUNTZ
ARTE EDUCADORA: ALEXANDRA OBENAUS
PROFESSORA: VERIDIANA MEDEIROS
”As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.”(OLIVEIRA, 1990,p.18)
PROJETO: “Tem um lixão ao lado da escola, ao lado da escola tem um lixão”
“Educar é permitir o desenvolvimento de valores"
JUSTIFICATIVA
As escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário a discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos. Partindo deste princípio realizamos um debate com os alunos questionando o que nós como cidadão poderíamos fazer para nosso meio ambiente, e na nossa comunidade, deste debate surgiu a problemática de nosso projeto:
Que ao lado da escola tem um aterro da construção civil ao qual os alunos denominam de lixão, que além de trazer alguns transtornos para nossa escola e meio ambiente, nos preocupamos com nossos alunos e comunidade pois freqüentam este local para recolher objetos, podendo assim contrair doenças ou mesmo se machucar. Mostrar que se juntarmos nossas forças de escola, comunidade e empresa podemos realizar mudanças neste aterro e cuidar melhor