telhado verde
BLOCOS DE CONCRETO
O bloco de concreto é empregado em larga escala no
Brasil, desde edificações de pequeno porte como residências unifamiliares até grandes prédios comerciais e residenciais, foi o primeiro bloco a possuir uma norma brasileira para cálculo de alvenaria estrutural a NBR 6136. Porém como existem muitos fornecedores do produto sofre uma falta de qualidade.
Os blocos possuem boa resistência a compressão e sendo a faixa de produção entre 4,5 Mpa e 16 Mpa exigida pelas normas, diante disso alta resistência a compressão é empregada somente em algumas fábricas e o bloco é mais pesado seguindo as normas da NBR .
O Brasil já possui prédios de mais de 20
pavimentos com alvenaria estrutural de blocos de concreto diferente de outras unidades a parede construída de blocos de concreto desempenha a função de estrutura e de fechamento eliminando pilares e vigas, reduzindo a utilização de armaduras e formas.
Os blocos devem oferecer qualidade e economia as edificações significa que deve apresentar dimensões e formas adequadas, compacidade resistência, bom acabamento geométrico boa aparência visual sobretudo quando o projeto não prevê revestimento, alem disso deve garantir isolamento termo-acústico esses parâmetros são determinantes para dos blocos por isso tem seus limites estabelecidos em normas técnicas apropriadas. Resistência a compressão
A compacidade depende dos critérios de dosagem e
influência diretamente a resistência do bloco assim como o índice de absorção, a cura do bloco é um fator determinante na resistência a compressão, a qual deve ser avaliada aos 28 dias.
A resistência é a capacidade que a parede de alvenaria possui de suportar as diversas ações mecânicas previstas em projetos, tais como as cargas da estrutura, vento, deformações, choques climáticos.
Os blocos por definição servem para levantar paredes devem assumir a função de transmitir as cargas por isso a