RESENHA Fundamentos lógicos-gnosiológicos da realização prática do conhecimento
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DISCIPLINA DE CIÊNCIA, TÉCNOLOGIA E SOCIEDADE
ALUNA: DANIELA OLIVEIRA. T.3.
RESENHA
Fundamentos lógicos-gnosiológicos da realização prática do conhecimento
O texto traz como contribuição a questão da utilização do processo lógico como produtor de conhecimento, trazendo a importância da teoria como o conjunto de conhecimentos e a lógica como parte ativa no processo de raciocínio, questionando a questão da efetividade da Ciência.
Interessante ressaltar a teoria positivista que busca explicar o que segue através da linguagem e da observação da veracidade dos fatos, não havendo grande importância a questão da objetividade e da lógica.
Percebe-se nesta teoria a separação do subjetivo do objetivo e, com o passar dos anos e com a evolução natural das coisas, surge a importante premissa de entender a ciência como conjunto destas duas dimensões, utilizando-se da interpretação e entendimento para uma possível dominação da ciência.
Cabe, então, compreendermos a ciência em sua forma completa, teórica e prática, ou seja, entender a teoria através da consciência crítica, lógica e analítica utilizando métodos mais exploratórios e detalhados possíveis.
Aqui cabe trazermos a questão do conhecimento informal e do conhecimento científico, sendo que ambos possuem sentido de complementaridade. O positivista compreende que existem dois mundos, o da experienciação no dia-a-dia e o da ciência que exige uma alálise mais profunda, concreta e objetiva.
O texto também descreve o conhecimento rotineiro como sendo superficial, pois é isenta de terminologia técnica e cientifica, sendo um produto social de construção cultural-tecnológica.
O conhecimento teórico traz consigo desde a compreensão através da observação, signos, símbolos, como também através da interpretação disto, citado no exemplo da matemática que traz de que