telhado verde
As energias renováveis, excepcionalmente a solar, é uma das mais promissoras para o Brasil, por ser um país tropical e receber radiação solar ao longo de todo o ano, tanto para geração de energia elétrica quanto térmica. Sabe-se que o Sol é uma fonte inesgotável de energia, e que ao passar das ultimas décadas, tem recebido destaque pela intensidade de sua energia. Aproveitando-se de tal intensidade, surgiram os sistemas fotovoltaicos, capazes de transformar a energia da radiação solar diretamente em energia elétrica, através de células fotovoltaicas de silício; e sistemas térmicos, que permitem a passagem de água por um material escuro que absorve a energia do Sol e esquenta a água.
Já para a captação de águas pluviais faz-se necessário a construção de um sistema complexo, composto por princípios hidráulicos, físicos e bioquímicos. Por serem águas provenientes das chuvas e por escoarem sobre as telhas e calhas, muitas vezes, tais águas podem estar poluídas e contaminadas por patogênicos.
1. Energias Renováveis
Quando falamos sobre a questão ambiental mundial, não se fala em outra coisa que não seja o efeito estufa e o famoso “aquecimento global”. O efeito estufa (figura X) é um processo natural de aquecimento natural da Terra e ocorre da seguinte forma: A) as ondas de menor comprimento (UV) atravessam a camada de ozônio, uma parte delas que conseguem chegar à superfície terrestre são contra-refletidas em formas de ondas de comprimento maior (infravermelho); B) uma parte destas ondas, por serem de grande comprimento, não consegue ultrapassar