Telhado Verde
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Física II
CONFORTO TÉRMICO
DESENVOLVIMENTO: TELHADO VERDE
CAMPO GRANDE – MS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO O trabalho tem o objetivo de mostrar a funcionalidade da cobertura verde em um ambiente tanto residencial quanto empresarial, uma técnica arquitetônica com o plantio de árvores e plantas nas coberturas. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, criando as condições térmicas e acústicas como o telhado verde.
ORIGEM DO TEHADO VERDE Na Babilônia os famosos jardins suspensos romperam séculos de história e até hoje são lembrados pelo seu esplendor. Certamente os babilônios não somente nos deixaram construções como os códigos, mas também esta obra prima da arquitetura
Muitos séculos se passaram e essa tendência volta a se espalhar por cidades mundo a fora na atualidade.
Muitos podem achar que este tipo de telhado pode dar trabalho para ser feito. Certamente, mas o resultado com certeza é bom para os olhos e para a estrutura física das casas e prédios que o tem.
No Brasil o maior telhado verde é o da prefeitura da capital paulista. Essa biocobertura ajuda na preservação deste prédio público, traz um belo visual a quem o observa dos prédios vizinhos e também ameniza a temperatura trazendo equilíbrio térmico.
TIPOS DE COBERTURA
A cobertura intensiva é aquela na qual se instalam vegetações que vão precisar de cuidados posteriores como rega, uso de fertilizantes, poda,etc. Precisam de uma camada de solo mais profundo, de acordo com a necessidade da planta, normalmente de 15 a 21 cm no mínimo, e o peso dessa capa de vegetação pode ser superior a 120 Kg/m².
A cobertura extensiva é aquela na qual se aplica uma vegetação que após consolidada não requer cuidados constantes ou especiais. A camada de substrato tem por volta de 10 cm ou menos, e as plantas são rasteiras como gramíneas.
O