densidade
Pode-se descobrir a densidade da água, por exemplo, com outras substâncias, dividindo a massa pelo volume de cada elemento.
Função 1: fórmula de densidade sobre massa vezes volume
Conforme se observa na função 1, a densidade é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Como por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o “peso” deles é o mesmo. Porém, a diferença está na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
A massa e o volume de um objeto podem ser medidos facilmente, usando uma balança para medir a massa, e em um recipiente cheio de água, colocando o objeto, o volume de água deslocada é igual o volume do material.
Quando se aumenta a temperatura de uma determinada matéria, tem-se um aumento do volume desta, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao contrário, ao se diminuir a temperatura, tem-se uma diminuição deste volume fixo.
Quando a matéria se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta.
A densidade depende da massa dos átomos ou moléculas individuais e do volume efetivo ocupado pelas mesmas, seja no sólido, no líquido ou no gás. Se uma dada substância, em qualquer estado físico, apresenta massa molecular cinco vezes maior que outra nas mesmas condições de temperatura, pressão e outras coordenadas, a massa volúmica da primeira será cinco vezes maior que a da segunda.
A unidade mais conhecida é grama por mililitro (g/mL), embora a densidade padrão pelo Sistema