Telhado Embutido
JUN 21
Publicado por Sigma Six Comunicação
Conheça detalhes do telhado embutido e entenda porque eles caíram no gosto das pessoas
Quem olha para uma casa e não vê o telhado pode achar que ele não existe, mas ele está apenas embutido na estrutura na parte superior da obra. Trata-se de um novo tipo de telhado que nada mais é do que um telhado comum escondido por um muro, chamado de platibanda. O telhado embutido se difere do telhado comum pela inclinação, que deve ser menor e, portanto, não costuma ser de telhas comuns, podendo ser de amianto ou de placas pré-moldadas em concreto.
O trabalho de construção de telhado embutido, no entanto, exige o cuidado de se fazer calhas com alta capacidade de vazão de água, já que somente elas poderão impedir infiltração. A instalação de rufos também é muito importante, pois impedem infiltração nas frestas da alvenaria. Outra preocupação que os engenheiros e arquitetos devem ter é em relação à platibanda: elas precisam da instalação de pingadeiras, estruturas necessárias para tampar a parte superior da alvenaria e ainda evitar que se formem manchas na parede depois de algumas chuvas.
Uma das vantagens encontradas no telhado embutido é a economia do madeiramento, se compararmos com a necessidade do uso de madeira no telhado convencional. Atualmente, como os arquitetos e clientes estão mais inclinados aos projetos contemporâneos, o telhado embutido é bastante procurado, já que remete à modernidade. Mesmo assim, ainda há uma grande parte das pessoas que não abre mão do telhado aparente, mais tradicional.