ZOOLOGIA 3VA Parte Giselle

290 palavras 2 páginas
07. Ovo amniótico: membranas extraembrionárias adicionais. Permitem troca gasosas possibilitando a deposição de ovos em terra. Permitem a sustentação de ovos em terra, os ovos anamniotas são pequenos, para evitar o colapso sob o seu peso e possibilitar a difusão de oxigênio por sua superfície.
Elaborações tegumentares – queratina: pele resistente, seca e queratinizada fornecendo proteção contra ressecamento e agressões. Tegumento espesso com a presença de lipídeos impermeabilizando à água.

08. Evidências morfológicas similaridades entre aves e dinossauros
Pescoço alongado e móvel em forma de S: as aves têm uma característica marcante que é seu pescoço alongado e de forma de S, com restos fosseis dos dinossauros principalmente dos dromeossauros foi possível notar que eles também tinham esse tipo de característica.
Pé tridáctilo: (apresenta três dígitos) com postura digitígrada (metatarso não encosta no solo), junta intertarsal no tornozelo, um côndilo occipital e um crânio diápsido.
Ossos pneumáticos: as aves necessitam dos ossos pneumáticos para facilitar no voo, deixando elas mais leves. Os dinossauros também tinham essa característica para deixá-los gigante, mais leve e ágil

09. Monotremados são ovíparos, número de crias: 2 ou 3 ovos em cada postura o período de incubação dos ovos: cerca de 10 dias.
Marsupiais não possuem placenta o desenvolvimento das ocorre crias principalmente fora do corpo das fêmeas (dentro do marsúpio). O Embrião se desenvolve no útero por quase um mês e nasce com um tamanho muito reduzido, em um estágio precoce do desenvolvimento.
Placentários (Eutérios) é o grupo que inclui a maioria dos mamíferos caracterizam-se pela presença de um anexo embrionário exclusivo: a Placenta fixa o embrião ao útero para nutrição, respiração e retirada de excretos.

BIBLIOGRAFIA http://super.abril.com.br/mundo-animal/dinos-entre-nos-721105.shtml ZOOLOGIA GERAL-Msc. Cristiane G. de Moraes

Relacionados