Televisão pública e a participação social relações comunicacionais e as tecnologias digitais
Vivianne Lindsay Cardoso
Resumo: Com a chegada da tecnologia digital a relação entre o público e a televisão está mudando. Ao ser repensado o conceito de televisão pública, a participação social ganha espaço e representatividade nas discussões que norteiam a definição de um novo marco regulatório. Mais do que compreender o que venha a ser uma televisão pública, há relevância de se garantir o papel e a participação da sociedade como geradora direta de conteúdo e de demanda. O público torna-se, por meio da convergência digital, autônomo para selecionar, intervir, modificar e criar o conteúdo de seu interesse. Diante de tal liberdade, a luta entre potencialidade e interesses econômicos torna-se uma briga de forças mediada por uma regulação falha, desatualizada e restritiva, truncando o desenvolvimento de tal participação social. Na busca pelo rompimento dos interesses exclusivamente comerciais, a televisão pública e a multiprogramação tornam-se peças fundamentais no processo de democratização da comunicação televisiva.
Palavras-Chave: Televisão Pública. Televisão Digital. Políticas Públicas. Economia Política da Comunicação. Multiprogramação.
1. Introdução
Com a chegada da tecnologia digital a relação entre o público e a televisão está mudando. Ao ser repensado o conceito de televisão pública, a participação social ganha espaço e representatividade nas discussões que norteiam a definição de um novo marco regulatório. Mais do que compreender o que venha a ser uma televisão pública, há relevância de se garantir o papel e a participação da sociedade como geradora direta de conteúdo e de demanda. O público torna-se, por meio da convergência digital, autônomo para selecionar, intervir, modificar e criar o conteúdo de seu interesse. Diante de tal liberdade, a luta entre potencialidade e interesses econômicos torna-se uma briga de forças mediada por uma regulação