Teleterapia
São José dos Campos
2014
Introdução
As estimativas apontam para um grande aumento do numero de casos de câncer no Brasil. Como consequência desse fato é o aumento da quantidade de pacientes encaminhados a serviços especializados de radioterapia, reforçando a importância da prevenção e da eficiência do tratamento. Quando um paciente é diagnosticado com câncer e são indicados para o tratamento radioterápico são utilizados feixes de radiações ionizantes, que quando corretamente indicada e aplicada é uma eficiente técnica para tratar o câncer.
Neste trabalho faremos uma breve apresentação da historia dos raios X, a evolução dos equipamentos até chegarmos ao tratamento radioterápico. Abordaremos casos mais frequentes de câncer no Brasil tratados com a teleterapia (tumores do sistema nervoso central, cabeça, pescoço e mama).
Objetivo
Informar o processo histórico que levou ao surgimento da radioterapia e a evolução dos equipamentos tendo como foco as técnicas de tratamento radioterápicas.
Conclusão
Abordamos o assunto radioterapia, utilizado no tratamento do câncer e concluímos que o uso da radiação ionizante é uma das formas mais utilizadas para combater o câncer, viabilizando a cura e a melhoria da qualidade de vida do paciente.
Realizamos todos os objetivos previstos: a história, as técnicas, os equipamentos, os tipos de tumores.
Esse trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento, compreensão e aprofundamento deste tema, nos permitindo conhecer melhor alguns dos tipos de tumores e tratamentos radioterápicos.
A História do RX
Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, durante estudos experimentais em seu laboratório, descobriu um tipo de radiação até então desconhecida, chamando-a de raios X. Não passou muito tempo até surgirem