Ensino fundamental
Polo Joana Angélica
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Prof. ª Maria Clotilde Pires Bastos
A EVOLUÇÃO EDUCACIONAL QUANTO A ADAPTAÇÕES AO NOVO
A educação infantil e do ensino fundamental do Brasil é regulamentada pelo Ministério da Educação, que organiza e estrutura o ensino no país. Os governos estaduais e municipais trabalham para que se aplique o que está inserido na LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Tanto o ensino infantil quanto o fundamental visam objetivos específicos de acordo com o grau de cognição para serem alcançados de acordo com o MEC, porém ela possui algumas deficiências enquanto os recursos de ensino, o método como os professores transmitem esse conhecimento e seus recursos tecnológicos.
No ensino infantil, a criança é inserida pela primeira vez em um espaço social diferente e com outras pessoas que não são de costume, e gradativamente vai aprendendo coisas novas e a conviver com outras crianças que, simultaneamente trocarão conhecimentos que vão ser necessários para a vida. Assim cumpre-se com um dos objetivos propostos pela educação brasileira. No ensino fundamental, o docente está adequado com convívio social e preparado para serem introduzidos o ensino de linguagens, códigos, matemática e suas tecnologias, e também serão preparados para a cidadania. Ambos os graus de ensino, necessitam de ambientes propícios para o desenvolvimento e professores capacitados para atenderem a demanda de alunos cada vez mais tecnológicos. O ensino fundamental de nove anos trouxe crianças de seis anos às escolas, fazendo com que ele fique mais tempo na escola e seja inserida mais cedo à alfabetização e letramento.
Por isso faz-se a necessidade de um professor, que além de utilizar as metodologias adquiridas no curso de Licenciatura, esteja motivado, com visão de mundo, que construa o conhecimento, e que os paradigmas do passado sejam deixados no passado, onde o professor era o ser mecanizado, que apenas