Telepresença
Definição
Existem varias soluções hoje de colaboração: e-mail, portais e outros; porém vamos comentar da Telepresença. A Telepresença é uma tecnologia de vídeo conferência que permite conferências em tempo real entre pessoas, e o delay (atraso na chegada da imagem e som) é quase imperceptível ao olho/ouvido humano. Ela não possui o delay que temos hoje em outras soluções de vídeo conferência. Portanto, ela se torna uma ferramenta eficaz para prover a comunicação entres times distantes quando existe a necessidade de reunir todos “pessoalmente”.
Historia e evolução
Uma secretária executiva virtual "real". Esta é Margareth, que até 2006 trabalhava na Cisco Systems em San Jose, na Califórnia. Figura indispensável para o chefe, Marthin De Beer, vice-presidente e gerente geral do grupo de tecnologias emergentes, Margareth tomou a decisão de se mudar para Dallas, no Texas. Quando comunicou a decisão ao chefe, este decidiu manter a assistente em Dallas, mas trabalhando diretamente com ele em San Jose. Como fazer isso? A solução foi uma tecnologia chamada TelePresence (TelePresença), na época ainda em fase de experimentação.
A partir daí, a secretária ficou conhecida como "Virtual Margareth" e a rotina de trabalho continuou a mesma, com a diferença de que ela está a milhares de quilômetros do chefe e dos colegas de trabalho, tendo sua imagem transmitida, em banda super larga, às outras filiais da Cisco por meio de um tela de 60 polegadas. A mesa dela fica "ao lado" da do chefe, e ela segue atendendo telefonemas e tomando café com a equipe.
A assistente tornou-se cobaia de um projeto que já ganhou o mundo. Dois anos depois, a TelePresença já está sendo usada em 296 salas da Cisco espalhadas ao redor do mundo, todas padronizadas, com pintura, carpete e dotadas de uma mesa oval onde cabem 12 pessoas. Há versões para 18, duas pessoas e, em breve, será lançada uma versão individual para ambientes domésticos. Da sala tradicional, com 12 pessoas,