Telecomunicações
ABRIL - 2013
Sumário
1. Introdução 3
2. Fabricação de Fibras de Sílica Pura 3
3. MCVD (Modificated Chemical Vapour Deposition) 4
4. PVCD (Plasma Chemical Vapour Deposition) 5
5. OVD (Out Vapour Deposition) 5
6. VAD (Vapour Axial Deposition) 6
7. Puxamento 6
8. Fabricação de Fibras de Vidro Composto 6
9. Método Rod-In-Tube 7
10. Double Crucible (Duplo Caminho) 7
11. Fabricação de Fibras de Plásticos 8
1. Introdução
OS MATERIAIS BÁSICOS USADOS NA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS SÃO SÍLICA PURA OU DOPADA, VIDRO COMPOSTO E PLÁSTICO. AS FIBRAS ÓPTICAS FABRICADAS DE SÍLICA PURA OU DOPADA SÃO AS QUE APRESENTAM AS MELHORES CARACTERÍSTICAS DE TRANSMISSÃO E SÃO AS USADAS EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES. TODOS OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO SÃO COMPLEXOS E CAROS. AS FIBRAS ÓPTICAS FABRICADAS DE VIDRO COMPOSTO E PLÁSTICO NÃO TÊM BOAS CARACTERÍSTICAS DE TRANSMISSÃO (POSSUEM ALTA ATENUAÇÃO E BAIXA LARGURA DE BANDA PASSANTE) E SÃO EMPREGADAS EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DE BAIXA CAPACIDADE E PEQUENAS DISTÂNCIAS E SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO. OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DESSAS FIBRAS SÃO SIMPLES E BARATOS SE COMPARADOS COM AS FIBRAS DE SÍLICA PURA OU DOPADA.
2. Fabricação de Fibras de Sílica Pura
EXISTEM QUATRO TIPOS DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DESTE TIPO DE FIBRA E A DIFERENÇA ENTRE ELES ESTÁ NA ETAPA DE FABRICAÇÃO DA PRÉ-FORMA (BASTÃO QUE CONTÉM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA FIBRA ÓPTICA, MAS POSSUI DIMENSÕES MACROSCÓPICAS). A SEGUNDA ETAPA DE FABRICAÇÃO DA FIBRA, O PUXAMENTO, É COMUM A TODOS OS PROCESSOS.
3. MCVD (Modificated Chemical Vapour Deposition)
ESTE PROCESSO CONSISTE NA DEPOSIÇÃO DE CAMADAS DE MATERIAIS (VIDROS ESPECIAIS) NO INTERIOR DE UM TUBO DE SÍLICA PURA (SIO2). O TUBO DE SÍLICA É O QUE FARÁ O PAPEL DE CASCA DA FIBRA ÓPTICA, ENQUANTO QUE OS