telecomunicaçoes
Nome : Fabiano Rita
Turma: Técnico em Telecomunicações
Prof° Leandro
Resistores O resistor é um semicondutor cuja função é dificultar a passagem de corrente elétrica, limitando a sua intensidade através de uma resistência elétrica e distribuindo-a aos demais componentes. O resistor apresenta-se em dois tipos: Fixo e variável. A unidade de medida de resistência elétrica é o Ohm (Ω ou R) e os múltiplos mais usados são:
MΩ (mega Ohms) kΩ (quilo Ohms)
Tipos de Resistores:
RESISTOR FIXO
Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica; a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal; e a máxima potência elétrica dissipada.
Exemplo: Um resistor com valores de 100Ω, ± 5% e 1/4W, significa que possui um valor nominal de resistência de 100Ω (Ohms), uma tolerância sobre esse valor de mais ou menos 5% e pode dissipar uma potência de no máximo 1/4W(Watts) ou 0,25W.
Dentre os tipos de resistores fixos, destacamos os de fio, de filme de carbono e o de filme metálico.
Resistor de fio :
Consiste basicamente em tubo cerâmico, que servirá de suporte para enrolarmos um determinado comprimento de fio, de liga especial (níquel-cromo) para obter-se o valor desejado. Os terminais desse fio são conectados aos terminais presos ao tubo. Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns Ohms (Ω) até alguns quilos Ohms (kΩ), e são aplicados onde se exige altos valores de potência, acima de 5W (Watts), sendo sua especificações impressas no próprio corpo.
Resistor de filme de carbono:
Consiste em um cilindro de porcelana recoberta por um filme (película) de carbono. O valor da resistência é obtido mediante a formação de sulco (corte), transformando a película em uma fita helicoidal. Esse valor pode variar conforme a espessura do filme