Telecom
b) Em um ciclo de 11 anos, o Sol apresenta uma atividade anormal, emitindo furiosamente partículas eletrizadas, que perturbam de tal forma a ionosfera, que chega a interromper as comunicações distantes, por não haver mais onda celeste.
2- Efeitos da instabilidade: O primeiro é variar a intensidade recebida, devido a maior ou menor absorção ionosférica. No segundo efeito, algumas freqüências são mais absorvidas que outras, dentro da faixa do sinal, provocando distorção no sinal recebido, nitidamente percebido pela audição, no caso de transmissão de voz ou musica.
3-a) As ondas começam a se propagar como ondas de luz a partir da gama de freqüências na faixa denominada VHF, usada nas rádios FM e TV, e na faixa UHF usada em TV e telecomunicações.
b) Acontece que a ionosfera se torna mais “transparente” para freqüências mais altas. Ela apenas modifica um pouco a trajetória da onda, mas não consegue refratá-la de volta. A onda, assim, se perde no espaço. Conseqüentemente, não pode ser utilizada na onda celeste.
c) Apenas é útil a onda terrestre. O alcance é tipicamente de 80-100km devido à curvatura da Terra.
d) Visada direta é quando a antena transmissora “ilumina” diretamente a receptora, não podendo haver obstáculos intermediários.
4-a) As faixas de freqüência são classificadas como GHz, denominada SHF (Super High Frequency).
b) As antenas podem sem