teia alimentar
A Teia Alimentar Na natureza, alguns seres podem ocupar vários papéis em diferentes cadeias alimentares. Quando comemos uma maçã, por exemplo, ocupamos o papel de consumidores primários. Já ao comer um bife, somos consumidores secundários, pois o boi, que come o capim, é consumidor primário.
Muitos outros animais também têm alimentação variada. Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar.
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. É também chamada de rede alimentar. A teia alimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.
Na teia representada no esquema abaixo (siga as setas) o gavião ocupa tanto o papel de consumidor secundário quanto terciário.
(Produtores) (Consumidor primário) (Consumidor secundário) Plantas, frutos e sementes Pica-Pau Gavião
(Produtores) (Consumidor primário) (Consumidor secundário) (Consumidor terciário)
Plantas, frutos e sementes Pica-Pau Sucuri Gavião
Um mesmo ser vivo inserido em um ecossistema pode pertencer a diferentes cadeias alimentares, exercendo diferentes papéis. Pode alimentar outro ser vivo ou servir de alimento. Nesse processo, as cadeias alimentares acabam por se encontrar e formar uma teia alimentar.
As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que permitem a reciclagem da matéria orgânica no ambiente.
Bibliografia
http://www.significados.com.br/teia-alimentar/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar4.php