Teia alimentar
Teia Alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interligadas, as teias alimentares podem conter mais de um ser produtor e vários seres consumidores. Nelas um consumidor pode se alimentar de vários seres consumidores ou produtores, mas também pode servir de alimento para outros vários consumidores.
Teias alimentares
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
Um sistema menos complexo de interações é conhecido como cadeia alimentar, que inicia com os produtores, que são à base energética do complexo sistema de interações, seguidos de consumidores e decompositores.
A remoção de uma espécie desse complexo sistema de interações pode revelar o seu papel na teia alimentar. Geralmente espera-se que a remoção de um predador cause o aumento da abundância de sua presa, mas os efeitos podem ser inesperados, como o decréscimo da abundância de um competidor ou de sua presa, que podem refletir em outros níveis tróficos. A esse efeito indireto dentro de uma teia alimentar denominamos cascata trófica.
Algumas espécies apresentam uma ligação mais forte à teia alimentar e sua remoção produzem efeitos significantes (p.ex. extinção de outra espécie, alteração na densidade, etc.) sobre outras espécies e, consequentemente em toda a estrutura da comunidade. Estas espécies são chamadas de espécies-chave, que podem ocorrer em qualquer nível trófico.
Outra questão importante a respeito de teias alimentares é em qual direção elas são controladas (de cima para baixo, ou de baixo para cima). O controle de cima para baixo ocorre quando a estrutura da teia depende dos consumidores de níveis tróficos superiores (p.ex., herbívoros, carnívoros), ou seja, a interação predador-presa é a principal força deste sistema. Já o controle