907782502/13

810 palavras 4 páginas
CAPÍTULO I – DERIVA
INTRODUÇÃO
Richard Sennett, professor de Sociologia exerceu em 1998 o ensaio sobre o trabalho “A corrosão do caráter”.
Este ensaio inicia-se como uma conferência feita na Universidade de Cambridge em 1996. O centro de Estudo Avançado em Ciências Comportamentais lhe proporcionou o tempo para escrever este livro.
Em “A corrosão do caráter”, Sennett evidencia suas experiências pessoais com trabalhadores americanos ao longo de sua vida, e passa a refletir sobre as relações de trabalho, o caráter, os valores pessoais como a lealdade e os compromissos mútuos.
Sennett faz uma reflexão sobre novas relações de trabalho no capitalismo moderno e suas conseqüências no caráter individual.
O escritor aborda algumas das questões sobre trabalho e caráter numa economia que mudou radicalmente a corrosão do caráter.
RESUMO
Em “A corrosão do caráter”, o escritor aborda almas das questões sobre trabalho e caráter numa economia que mudou radicalmente a corrosão do caráter.
O autor Richard Sennett conta que encontrou num aeroporto uma pessoa que não via há quinze anos, Rico. A última vez foi quando escreveu um livro sobre os trabalhadores nos Estados Unidos quando entrevistou o seu pai Enrico, o qual trabalhava como faxineiro e tinha grandes esperanças para o filho que estava na adolescência. O filho acabara de concluir a faculdade. No saguão do aeroporto Rico parecia ter concretizado o sonho do velho. Trazia um computador numa maleta de couro elegante, vestia um terno caro, e exibia um anel de sinete com brasão.
Enrico passara vinte anos limpando banheiros e lavando chão num prédio comercial. Fazia isto sem se queixar, mas também sem nenhum entusiasmo com o Sonho Americano. O único objetivo de seu trabalho era servir a família. Cortou os laços com seu antigo bairro italiano, para morar nos subúrbios o que era melhor para os filhos. Sua esposa era passadeira numa lavanderia. Eles economizaram para a educação universitária dos dois filhos homens.
Enrico,

Relacionados