Tectonismo
Porém, nós, seres humanos, não conseguimos perceber esses movimentos, pois são muito lentos.
Os cientistas dividiram o planeta Terra em sete grandes placas tectônicas e inúmeras pequenas placas.Ao se movimentarem, as placas podem se chocar, o que corresponde ao movimento conhecido como convergente; podem se afastar umas das outras, conhecido como movimento divergente; e podem também deslizar umas nas outras, conhecido como movimento conservativo (ou transformante)Esses movimentos podem ocasionar a formação de montanhas (movimento convergente) ou mesmo de dorsais (movimento divergente).
O movimento de convergência das placas pode gerar uma tensão, um atrito entre as placas, ocasionando um terremoto ou mesmo um tsunami.
No Japão acontecem muitos terremotos. Isso ocorre porque o país está localizado no encontro de duas placas tectônicas.Os cientistas perceberam que havia estas placas através da teoria de Alfred Wegener,pelo cientista e meteorologista Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico,