Tecnologo em gestao ambiental
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA
NA FACULDADE
Ipatinga
2012
1. Introdução
No que se refere aos resíduos domésticos, à coleta seletiva é o primeiro estágio para a reciclagem, além de ser o que mais simboliza o ato de cidadania, mesmo na maioria das vezes não sendo cumprido como se deveria tanto pela população como pela Prefeitura.
A coleta seletiva é um sistema de separação de lixo para ser reutilizado ou reciclado, significa não misturar materiais recicláveis com os não recicláveis.
Não é uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato, no entanto, é fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que são bastante expressivos.
A reciclagem está automaticamente ligada à coleta seletiva, pois é uma atividade que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados ou não. É importante deixar claro que qualquer atividade que assuma uma posição ambiental está envolvendo a reciclagem, como por exemplo, a transformação de papéis velhos em novas folhas ou até mesmo em caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos se transformam em vassouras, potes, camisetas e os metais que podem ser transformados em novas latas ou recipientes.
Deixamos claro que a coleta seletiva funciona, também, para a reeducação ambiental da sociedade na medida em que sensibiliza não só os alunos como também a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
Além da grande importância ambiental e social, reciclar é transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal, afinal nossas atitudes têm consequências e mudá-las só depende de nós.
2. Justificativa Separar seu lixo para que seja encaminhado à reciclagem pode parecer besteira, se você não entender todos os benefícios gerados por esse simples gesto. Entenda por que a coleta seletiva é tão