Tecnologias
Coordenadoria de Apoio Pedagógico – CAP Núcleo de Desenvolvimento Educacional - NuDE
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL
Ambas atuam conjuntamente e necessitam de harmonia para uma comunicação efetiva. A comunicação verbal utiliza meios orais ou escritos, e caracteriza-se por ser mais complexa que a comunicação não-verbal. Isso porque as palavras possuem vários graus de abstração e uma gama enorme de sentidos que podem ser dados pelo próprio receptor de nossa mensagem. As habilidades verbais estão relacionadas com a fala (articulação e dicção eficaz), a voz, a respiração, a audição, e a habilidade de formular perguntas.
A VOZ
Por meio dela observamos as emoções, sensações e intenções. É por intermédio dela que as pessoas revelam seu entusiasmo, cansaço, ansiedade, estado de humor, interferindo de modo decisivo na eficácia de nossa comunicação social e profissional. O que deve ser trabalhado, em termos vocais, para a melhora do discurso: Relaxamento da voz: possibilita uma produção vocal sem tensão, sobrecargas e compensação.
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO DA VOZ:
Elevar os ombros, encostá-los nos ouvidos, sustentando-os por alguns segundos e, de maneira brusca soltá-los; Deslocar a cabeça em movimentos de sim, não, talvez e rotações completas; Soltar o tronco para frente, ao encontro dos pés, permanecendo alguns segundos nessa posição e voltar lentamente para a posição inicial; Espreguiçar-se com movimentos exagerados, de grande amplitude.
EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL:
Bocejo: inspirar profundamente e, ao mesmo tempo, abrir a boca lentamente: quando expirar, soltar o ar, vocalizando: AAAAHHHH!!!! Mastigação exagerada: mastigar o som, fazendo caretas, piscando os olhos, o som não pode ser repetitivo. Som vibrante: é o som do (R) de vibração de ponte da língua e prega vocal sustentado. Utilizar, entoando “parabéns a você”. Som nasal: