Tecnologias
O papel das Tecnologias como elemento presente na sociedade e no contexto escolar traz muitos benefícios diante de um cenário que está em constante mudança, constituído pelo grande potencial do mercado consumidor, pelas mudanças constantes no comportamento das pessoas e a grande competitividade entre elas, são alguns dos fatores que obrigam a um novo preparo a cada dia, mais preparadas estruturalmente para oferecer os melhores serviços e produtos.
O professor que deseja garantir sua efetividade deve ir além do sistema altamente tecnificado e produtivo, dirigindo seu esforço para o conhecimento das pessoas, seus comportamentos, formas de agir e ser. Portanto o professor deve desenvolver um espirito crítico e ações efetivas junto aos alunos.
O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é algo complexo, e necessita que o docente apresente uma série de habilidades e competências.
Existem duas situações os alunos que já possuem conhecimento tecnológico avançado e acesso pleno ao universo de informações disponíveis nos espaços virtuais, e de outro lado alunos que se encontram em plena exclusão tecnológica, sem nenhuma outra oportunidade de vivenciar e aprender essa nova realidade, a não ser na escola.
A tecnologia na educação deve estar inserida na cultura escolar de modo transdisciplinar por todos os docentes. Assim, será a atuação do professor e consequentemente sua concepção de mundo, de homem e de sociedade que irá refletir na sua tomada de atitude frente os recursos tecnológicos disponíveis para despertar o interesse e a aprendizagem dos alunos da EJA, que precisam cada vez mais do acesso a mais variadas informações interpretando os diversos tipos de linguagens para assumirem uma postura crítica e consciente no seu meio social e em busca de seus direitos.
Neste processo de mudança na postura do educador, é preciso ter cuidado com dois aspectos da utilização dos ambientes tecnológicos, a repulsão e