Tecnologias inovadoras
UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO, TÉCNICA, TECNOLOGIA E
SUSTENTABILIDADE EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
Rosilaine Isoldi (1); Miguel Aloysio Sattler (2); Ester Gutierrez (3)
(1) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – NORIE/UFRGS; Universidade Federal de
Pelotas; e-mail: isoldi@ufpel.tche.br
(2) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – NORIE/UFRGS; e-mail: sattler@ufrgs.br;
(3) Universidade Federal de Pelotas; ester@ufpel.tche.br
RESUMO
Proposta: O conceito de sustentabilidade na construção aparece de variadas formas e com uma pluralidade de termos. O objetivo é a redução do consumo de energia e perdas, proteção da biodiversidade dos sistemas naturais e uma integração do ambiente construído com o ambiente natural.
Construções causam impactos ambientais e o debate da sustentabilidade vem trazendo uma maior consciência e uma reflexão sobre o preço para as futuras gerações, em termos de qualidade de vida, pelas ações predatórias que fizermos. A discussão sobre as questões ambientais e sustentabilidade vem exigindo do profissional da construção civil uma nova postura, e a busca de “novas” alternativas tecnológicas para a construção. O objetivo deste artigo é comparar os conceitos de inovação, técnica, tecnologia e sustentabilidade em arquitetura e construção, identificando e analisando tecnologias inovadoras utilizadas em edificações sustentáveis. Método de Pesquisa: Análise documental.
Resultados: O que caracteriza uma prática inovadora é a ruptura com o existente. É importante a reflexão sobre os reais objetivos da inovação e sobre as conseqüências do seu uso e buscar formas de subordinar o avanço técnico não somente à economia e à técnica, mas a valores éticos e objetivos sociais. Neste sentido a tecnologia alternativa pode ser considerada uma inovação. A utilização de fontes renováveis de energia, o uso de novos materiais de construção, a criação de zonas de produção de alimentos em