Tecnologias de gestão
O meio ambiente é um conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e a coisa em geral. Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, deve, portanto, respeitá-lo, agir como não poluentes e cumprir as legislações e normas pertinentes,como por exemplo,a ISSO-140001.
Alias a sociedade como um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificar de forma negativa, pois isso terá conseqüências para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações.
A poluição é essencialmente produzida pelo homem e esta diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Esses são os fatores que podem explicar claramente os atuais índices de poluição. O agente poluente são os mais variados possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar.
Sobre as formas de contaminação, é salientado que as principais são despejos de resíduos no solo (aterros não controlados,lixiviação,contaminação do lençol freático,contaminação das águas e cemitérios) ,descartes de resíduos nos rios e contaminação do ar.Por isso,existe a necessidade de licenciamento ambiental nas organizações.Essa preservação ocorre por meio de controle nas fontes geradoras de poluição,nos produtos vendidos pela organização e suas conseqüências.
O CONAMA e o SEMA especificam os parâmetros para emissão de poluentes, sendo obrigatório que as organizações monitorem periodicamente suas emissões para fins de enquadramento na legislação ambiental.
Tais impactos ambientais se deram a principio com revolução agrícola, há aproximadamente 10.000 a.C, o impacto sobre a natureza começou a aumentar gradativamente, por causa da derrubada das florestas, em alguns lugares, para permitir a pratica da agricultura e pecuária. Além disso, a derrubada das matas proporcionava madeira para construção de abrigos mais