Tecnologias de gestão
gESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL – OS 14 PRINCÍPIOS DE DEMING
Sorocaba – Março de 2009
1- Descrição do Sistema de Gestão da Qualidade da Votorantim Cimentos
O sistema de gestão na empresa foi elaborado com base na norma NBR ISO 9001:2000, a adotado de forma corporativa, ou seja, por todas as unidades fabris em que tenham como escopo os processos de mineração de calcário, produção e comercialização de cimento. São consideradas ainda as áreas administrativas: Comercial, Logística, Suprimentos e RH.
Todos os processos que afetam a conformidade do produto estão assegurados e controlados através da Política de Excelência, Objetivos, Documentação e Itens de Controle e Monitoramento que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade.
O Sistema de Gestão da Qualidade tem como diretrizes: • Identificar e executar os processos; • Estabelecer a seqüência e a interação dos processos; • Definir critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes; • Assegurar e disponibilizar recursos e informações necessárias para apoiar a operação e o monitoramento dos principais processos; • Medir, monitorar e analisar os principais processos; • Implementar as ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.
2- Requisitos básicos do Sistema de Gestão da Qualidade
2.1- Controle de dispositivos de medição e monitoramento
Assegura que os equipamentos de inspeção, medição e ensaio devem garantir a confiabilidade das análises realizadas durante o processo de fabricação.
Ações são tomadas quando esses dispositivos não estiverem conforme.
2. - Aquisição de produtos e serviços
Produtos e serviços que possam vir a afetar qualidade do produto são especificados de acordo com as normas de qualidade. As áreas de Suprimentos são alinhadas com tais normas, e eventuais desvios em tais produtos e