Responsabilidade social e o balanço social
Grupo: xxx
RESUMO
O mundo empresarial vê, na responsabilidade social, uma nova estratégia para aumentar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento. Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor e consequente procura por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos éticos ligados à cidadania. O que se verifica, atualmente, é que não existe mais uma linha divisória entre problemas que estão fora e dentro das empresas: as soluções devem ser compartilhadas com a sociedade de forma geral e as empresas devem contribuir ativamente com as soluções, sob o risco de serem questionadas, processadas e cobradas pelos seus atos.
INTRODUÇÃO
Cada vez mais, a empresa tem de levar informações para todos os envolvidos (profissionais, acionistas, fornecedores, clientes, cidadãos, governos, organizações do terceiro setor) nas operações, direta ou indiretamente. Isso porque as partes interessadas estão levando em consideração a postura social da companhia para tomar decisões.
O Balanço Social alia as três grandes realidades da empresa: a humana, a econômica e a social. Por tratar de realidades diferentes de empresa para empresa, cada um deve poder escolher os seus indicadores, definindo as metas a serem atingidas no campo social.
Além da busca de resultados econômicos, as empresas podem e devem contribuir para a sociedade e o meio ambiente em que está inserida, buscando um desenvolvimento sustentável na forma de ações, compromissos e práticas de responsabilidade social.
O mais importante é fazer o uso correto do Balanço Social no sentido estratégico do planejamento organizacional. Assim, deve-se tomar por base o resultado de um período e sua variação, para objetivar metas para os próximos exercícios.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Para Ashley (2002), “o crescente aumento da complexidade dos negócios, principalmente em decorrência do processo de globalização e